Dica do Clube: 1950 Chevrolet Cameo, uma das mais belas pickups criadas
Na década de 1950, era uma idéia radical pensar em uma picape como algo mais do que um cavalo de batalha. Mas em 1955, a Chevy apresentou o Cameo Carrier, uma pick-up rápida, confortável e com estilo bonito, construída para ser dirigida e apreciada, não apenas para o trabalho.
Com potência V-8, transmissão automática, pintura em dois tons e interior de luxo, o Chevrolet Cameo de 1955 diminuiu a distância entre carro e caminhão. Embora não seja um grande vendedor, preparou o terreno para outros caminhões elegantes, como o Ford Styleside, o Dodge Sweptside e a picape Fleetside da Chevy.
O estilista da GM, Chuck Jordan (que mais tarde se tornaria vice-presidente de design) havia originalmente imaginado uma picape de peça única na cabine, mas os engenheiros estavam preocupados com a distorção das chapas devido ao estresse de torção no chassi.
Coisas como calotas completas, acabamento cromado, carpete e rádio, uma caçamba feita de fibra de vidro pela mesma empresa que construiu carrocerias Corvette e opções poderosas de motor o diferenciam de qualquer caminhão no mercado.
A porta traseira do caminhão Cameo também usava um painel externo de fibra de vidro, com travas montadas no interior e apoiadas por cabos retráteis. O meio do para-choque traseiro articulava-se para baixo, acessando o compartimento oculto dos pneus sobressalentes. Lanternas traseiras cromadas únicas cobriam a cama limpa e organizada.
Mas, apesar das fortes vendas iniciais, um preço alto e uma concorrência crescente condenaram o Cameo e ele desapareceu depois de 1958.
Hoje, é considerado um dos mais belos e colecionáveis pickups já criados.