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Uma tarde com um Minerva Liberty Special de 1924 V12

Uma tarde com um Minerva Liberty Special de 1924 V12

Amarrar os motores dos aviões ao chassi do carro é algo que engenheiros aventureiros e pilotos de corrida vêm fazendo desde os primeiros dias da indústria automobilística. À medida que o impulso por maior velocidade levou os pioneiros a encontrar novas maneiras de aumentar a potência e quebrar novos recordes, aqueles que tiveram a visão, ou, digamos, bravura, começaram a explorar motores aeronáuticos.

A Minerva era uma fabricante de automóveis de luxo belga que existia entre 1897 e 1956. Eles talvez sejam mais conhecidos pelo Minerva Land Rover, construído sob licença na década de 1950. Mas, como muitos fabricantes da época, eles começaram com a produção de bicicletas que levam a motos e, posteriormente, carros.

De fato, era esse o prestígio da marca que um certo Charles S Rolls, que fundou a Rolls-Royce, era um revendedor Minerva na Inglaterra. Após a Primeira Guerra Mundial, a Minerva se concentrou no mercado de carros de luxo, produzindo grandes carros imponentes equipados com motores Knight, sob licença da América.

O que nos leva bastante bem ao carro em mãos, o Minerva Liberty Special 27 litros V12. Este vasto automóvel é baseado em um chassi Minerva 20 Cv, no qual foi montado um gigantesco motor Liberty de 27 litros. A Liberty era um conhecido fabricante de motores aeronáuticos que também fornecia motores para tanques militares. A unidade no Minerva é um Liberty Mk2, que pode ter vindo de um tanque Cruiser, Cavalier ou Centaur desativado.

Os motores de tanque são, por sua própria natureza, bestas poderosas com enorme torque. Este Liberty Mk2 produz cerca de 400BHP com uma estimativa de 1600 libras-pé de torque. O suficiente para dizermos, você entra e sai rapidamente de problemas! O motor de tappet aberto utiliza carboidratos Solex duplos, mantém um volante Liberty e é acoplado a uma caixa de câmbio Tremec de 5 velocidades, que é boa para 600BHP. Tudo envolto em um corpo de alumínio sob medida e construído à mão, coroado por um mascote Minerva original e muito raro.


Acender o Minerva é um ritual que é apropriado para um Especial único desta natureza. Requer abrir uma torneira de óleo, ligar a alimentação, ativar 4 interruptores de ignição, lubrificar os mancais com o motor de partida por 10 segundos, ativar as duas bombas de combustível, engasgar, retardar a ignição ... tudo isso desencadeia trovões!

O som é, digamos, explosivo e terá petroleiros sorrindo de orelha a orelha, maravilhado com o poder do Liberty V12. Com o motor aquecido e em marcha lenta (como seria de esperar de um caroço de 27 litros), era hora de dar um passeio no Minerva. Como seria de esperar, o tamanho e o peso absolutos o tornam um carro pesado para manobrar. Não é algo para praticar uma virada de 3 pontos, embora isso negue a necessidade de se associar à academia.